O dia Mundial dos Animais comemora-se a 4 de Outubro, dia de São Francisco de Assis. Foi escolhido propositadamente este dia por São Francisco ser considerado o padroeiros dos animiais. A primeira comemoração ocorreu em 1931 em Florença, e foi-se alargando por todos os países até aos dias de hoje.
São Francisco de Assis viveu na Itália entre os séculos XII e XIII. Durante a juventude levava a vida como um rico filho de comerciante. Então, converteu-se e passou a trabalhar com um grupo de discípulos (que ficaram conhecidos como franciscanos), todos devotos da pobreza evangélica. São Francisco tinha uma relação muito especial, de muito respeito com os animais.
Não vivemos sós no mundo, este planeta é partilhado com milhões de outros seres vivos, que dividem connosco a responsabilidade de cuidar deste planeta. Agora que tando se fala em salvar o planeta, em cuidar do planeta, isso também passa por preservar as espécies que nele habitam. Cada ser vivo merece ser respeitado e protegido. Porque os animais fazem muito por nós...e nós, o que fazemos por eles?
"Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo de um animal. E, nesse dia, todo o crime contra um animal será um crime contra a humanidade."
Leonardo da Vinci
"Os animais foram criados pela mesma mão caridosa de Deus que nos criou... É nosso dever protegê-los e promover o seu bem estar."
Madre Teresa de Calcutá
"Compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem."
Arthur Schopnharuer
"Não me interessa nenhuma religião cujos princípios não melhorem nem levem em consideração as condições dos animais."
Abraham Lincoln
No comments:
Post a Comment